sábado, 22 de junho de 2019

Kickboxer 4: O Agressor (Kickboxer 4: The Agressor, 1994) | Dir: Albert Pyun - Crítica


Por Mauricio Castro

Entre tantos filmes da franquia Kickboxer, por que escolhemos falar logo do número quatro? Ora bolas, por que nesse blog gostamos de filmes de qualidade duvidosa e que mesmo sendo considerados "ruins" tem um bom valor de entretenimento. E kickboxer 4 é uma tranqueira muito divertida!

Após o filme de estréia, aquele clássico com Van Damme, muitas produções picaretas se aproveitaram para usar o termo kickboxer (e distribuidoras brasileiras também!). Porém, Kickboxer de verdade, os "canônicos", são os que acompanham a saga da família Sloan lutando contra  o perverso Tong Po. 

Nesta quarta parte, dirigida por Albert Pyun (De Cyborg - O Dragão do Futuro e Kickboxer  2) temos o irmão mais novo da família Sloan, David, preso (sabe-se lá por que!!!) relembrando os fatos ocorridos nos primeiros três filmes. Os irmãos foram mortos e sua esposa sequestrada por Tong Po (que agora se tornou um traficante no México, puta merda!).

a reação de Tong Po ao ver Kickboxer 4: O Agressor


Tong Po realiza anualmente, no dia de finados, um campeonato de artes marciais (no melhor estilo Grande Dragão Branco) para... na verdade não fica muito claro o sentido desse campeonato existir. O vencedor leva um milhão de dólares, mas enfim, Tong Po é um rico excêntrico e deve gostar de ver sangue.

Ao saber do campeonato, a inteligência policial liberta David Sloan (wtf!!!) para investigar o esconderijo de Po, e também, salvar sua amada (que já está nas mãos do vilão há dois anos!!!).

Tong Po, deixou de lado os torneios para virar um gângster cafona. O ator que o interpretava (Michel Quissi) não quis retornar ao papel, sendo substituído por Kamel Krifa, um personal trainer e amigo de infância de Jean-Claude Van Damme. 

Aqui precisamos abrir um parênteses para falarmos sobre a maldita caracterização de Tong Po. Na intenção (preguiçosa) de deixa-lo parecido com Michel Quissi, lhe foi colocada uma máscara (sim, uma merda de uma máscara!) e quilos de maquiagem, o fazendo parecer o charlatão Walter Mercado.


O elenco de Kickboxer 4 conta com um figura bem conhecida dos fãs de horror. O braço direito do vilão é Tom Mathews (o Freddy, de A Volta dos Mortos-Vivos 1 e 2!). Tom está com um ar totalmente canastrão no longa, exibindo uma tatuagem mais falsa que nota de 3 reais no pescoço e nitidamente desenhada com pincel atômico.


Enfim, Kickboxer 4 é uma sequência odiada pelos fãs da franquia, principalmente os que a levam a sério (como se isso fosse possível). O próprio filme tem momentos de seriedade que beiram a vergonha alheia, e tenta ser realista nas lutas, porém, é impossível não dar risada com o nível de bobagens em tela. E justamente esses "deméritos" que me fazem ser um apreciador deste quarto capítulo de uma série de valor bem duvidoso.


CURIOSIDADES:

- O bar no qual David Sloan arma o maior quebra-pau aparece no 11º episódio da segunda temporada de Twin Peaks, "Masked Ball".


- O Roteirista David Yorkin, que assina Kickboxer 4 ao lado de Albert Pyun, é filho de Bud Yorkin, produtor dos dois filmes Bladerunner.

- Um cena de Stealth, protagonizada por Sloan, tem a única intenção de mostrar um ménage à trois (bem explícito, aliás). Procure a versão sem cortes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário