quinta-feira, 27 de julho de 2023

Blood Games (1990) | Dir: Tanya Rosenberg



Por Maurício Castro

A festa de aniversário de Roy, um brucutu sulista com pinta de Kevin Sorbo, é um acontecimento local, ao menos em seu meio Redneck. Por ser filho de um veterano de guerra, muito influente na região, toda a qualidade de degenerados, tarados e pervertidos comparecem ao evento. Para animar o dia, o time feminino de Baseball "Babe & The Ball Girls" é desafiado pelos convidados para uma partida "amistosa" valendo a quantia de mil dólares ao vencedor. As garotas usam uniformes curtos que a cada corrida deixam à mostra seus dotes físicos. E mesmo com as investidas violentas da equipe masculina, as moças saem vitoriosas. Porém, o pai de Roy tem seu ego machista afetado pela derrota, e se nega a pagar sua dívida. O treinador das "Ball Girls" munido de um revólver, decide cobrar a dívida, um ato que irá desencadear em violência e vingança. A partir desse ponto temos a perseguição de uma gangue de caipiras às moças, que bordo do seu ônibus lutam pela sobrevivência pelas estradas do sul. 


Blood Games é uma homenagem aos exploitations dos anos 70 em sua essência. Resgatando subgêneros como rape and revenge, women in prison e hicksploitation, o longa usa de todos os artíficios sórdidos de produções antigas numa roupagem noventista. Ou seja, se obras como I Spit in Your Grave, Gator Bait e Big Bird Cage lhe ofendem, passe longe de Blood Games. Afinal, o filme é gráfico em materia de violência sexual e misoginia. Contudo, você será recompensado com uma vingança de mesmo nível e verá muito macho escroto se fudendo. 

Tanya Rosenberg tem apenas Blood Games em sua breve carreira na direção. E sua abordagem na temática pode ser muito comparada a Slumber Party Massacre. Calma, explico. Assim como o slasher de 1982, o longa de Tanya mostra mulheres fortes, tendo que se unir contra a violência masculina, ao mesmo tempo em que as explora focando muito em peitos de fora, bundas e quase, um nu frontal. Ou seja, assim como o exploitations clássicos, usa a "força feminina" como pretexto para uma velha e boa putaria. 

A revista Variety, em edição de 18 de Março de 1991, definiu Blood Games como "uma entrada atraente, mas desinteressante para os fãs de vídeo, observando que a direção de Tanya Rosenberg estava "abaixo da média" e que o "elenco é atraente, mas nunca convincente como atletas. A atuação geralmente é ruim". Acho que discordamos da revista, pois Blood Games se mostra sim, uma boa diversão, claro, se você estiver acostumado com a linguagem apelativa e não queria problematizar um longa dos anos 1990.


Como curiosidade, a filha do diretor brasileiro Carlos Manga está no elenco. Creditada como Paula Hunter, Paula Manga protagoniza uma das cenas mais cruéis de Blood Games. Mais tarde a atriz faria novelas globais, como Deus nos Acuda e Kubanacan, e em 1993, posaria pelada na revista Sexy. Infelizmente não encontramos fotos do ensaio para satisfazer sua curiosidade. 

Paula Manga


Nenhum comentário:

Postar um comentário