terça-feira, 11 de junho de 2019

Deodato Holocaust (2019) | Dir: Felipe M. Guerra


Por Mauricio Castro

A 15ª edição do Fantaspoa (Festival de cinema fantástico de Porto Alegre) nos brindou com gratas surpresas. A presença do mestre Roger Corman e Christina Lindberg (sim, a  musa de Thriller - A Cruel Picture) deixou os fãs do cinema exploitation em polvorosa. E na sessão de abertura tivemos um ótimo documentário sobre um cineasta que amamos muito: Ruggero Deodato. Este também esteve presente na sessão que o homenageou. Comentando o longa, e como sempre irreverente e resmungão (rs).

O Cineasta tem sua carreira revisitada e contada por ele mesmo. Ao contrário de documentários que são formados a partir de um coro de vozes, Deodato Holocaust aposta no narrador único e confia no ponto de vista do próprio autor sobre sua obra.  Apesar disso, temos certos momentos de questionamentos e críticas em "off", afinal, a obra de Ruggero tem suas polêmicas (sim, a velha lenga-lenga da tartaruga...).

Apesar do título, Deodato Holocaust não usa o clássico filme de canibal como seu carro-chefe. A filmografia de Ruggero é abordada de forma homogênea e bem equilibrada. The House on the Edge of the Park, Raiders of Atlantis, o começo no cinema clássico italiano, a parceria com a Cannon, a amizade com David Hess... O que vemos em tela é um homem apaixonado pela sétima arte, um mestre quando se trata de do it yourself.

Vamos torcer que Deodato Holocaust siga no circuito de festivais e receba todo o reconhecimento que merece. E vida longa a Ruggero Deodato! 


Um comentário: